10 dicas para o pré-operatório da Bariátrica

Se você está pensando em fazer a cirurgia bariátrica, salve estas dicas que vão facilitar muito o seu processo depois do procedimento. Lembre-se de que a cirurgia bariátrica é um tratamento para a obesidade e deve estar associada a mudanças comportamentais para garantir resultados satisfatórios em longo. Comece agora!

1. Mastigue devagar os alimentos para auxiliar a digestão e evitar desconforto, sensação de estufamento, náuseas e vômitos;
2. Coma pequenas porções de alimentos, corte-os em pedaços pequenos. Utilize pratos e talheres de sobremesa;
3. Beba os líquidos lentamente, em pequenos goles ao longo de todo o dia para manter uma boa hidratação;
4. Alimente-se em local tranquilo;
5. Evite fazer as refeições assistindo TV, na frente do computador/tablet/celular ou dentro do carro;;
6. Inclua alimentos saudáveis na sua rotina diária (arroz, feijão, carnes magras, ovos, frutas e vegetais frescos)
8. Procure consumir mais refeições preparados em casa utilizando temperos naturais (alho, cebola, manjericão, alecrim, orégano etc). Descasque mais e desembale menos;
9. Reduza gradualmente o consumo de bebidas gaseificadas, como refrigerantes, água tônica e água com gás;
10. Suspenda o consumo de álcool.

Ao adotar este novo estilo de vida, você garantirá resultados satisfatórios e evitará complicações. Conte com a nossa equipe multidisciplinar!

A avaliação pré-operatória realizada pela equipe multidisciplinar é essencial para otimizar os resultados da cirurgia. Nesta etapa, o paciente realiza uma série de exames, tais como endoscopia digestiva, exames laboratoriais e ultrassom abdominal que permitem detectar alterações que necessitam ser resolvidas antes do procedimento.

O objetivo da avaliação nutricional pré-operatória é estabelecer metas para mudanças comportamentais, promover uma alimentação saudável, corrigir e evitar deficiências de vitaminas e minerais. Além disso, alguns pacientes possuem indicação de perder um pouco de peso antes da cirurgia para melhorar a sua condição clínica e reduzir complicações cirúrgicas.

O objetivo da avaliação psicológica é conhecer o paciente, o histórico da sua obesidade, as tentativas prévias para perda de peso, suas dificuldades e assim prepará-lo para o processo que irá se submeter. São avaliados possíveis transtornos comportamentais, alimentares, compulsões, uso/abuso de álcool e outras substâncias, dependência química, sintomas depressivos e/ou ansiosos. Ainda, através da avaliação psicológica o paciente candidato à cirurgia entende o seu papel no processo.

Diferentemente de outros procedimentos cirúrgicos, o sucesso da cirurgia bariátrica está diretamente relacionado à dedicação e ao comprometimento do paciente, sendo este, portanto, parte ativa do tratamento.