Pré-operatório

A avaliação pré-operatória realizada pela equipe multidisciplinar é essencial para otimizar os resultados da cirurgia. Nesta etapa, o paciente realiza uma série de exames, tais como endoscopia digestiva, exames laboratoriais e ultrassom abdominal que permitem detectar alterações que necessitam ser resolvidas antes do procedimento.

O objetivo da avaliação nutricional pré-operatória é estabelecer metas para mudanças comportamentais, promover uma alimentação saudável, corrigir e evitar deficiências de vitaminas e minerais. Além disso, alguns pacientes possuem indicação de perder um pouco de peso antes da cirurgia para melhorar a sua condição clínica e reduzir complicações cirúrgicas.

O objetivo da avaliação psicológica é conhecer o paciente, o histórico da sua obesidade, as tentativas prévias para perda de peso, suas dificuldades e assim prepará-lo para o processo que irá se submeter. São avaliados possíveis transtornos comportamentais, alimentares, compulsões, uso/abuso de álcool e outras substâncias, dependência química, sintomas depressivos e/ou ansiosos. Ainda, através da avaliação psicológica o paciente candidato à cirurgia entende o seu papel no processo.

Diferentemente de outros procedimentos cirúrgicos, o sucesso da cirurgia bariátrica está diretamente relacionado à dedicação e ao comprometimento do paciente, sendo este, portanto, parte ativa do tratamento.

 

Pós-operatório

O acompanhamento pós-operatório periódico com a equipe multidisciplinar é essencial para a manutenção dos resultados alcançados e o sucesso da cirurgia. O período pós-operatório é o começo de uma nova fase, quando podem surgir inseguranças, dificuldades de adaptação à nova rotina e ansiedade por resultados.

O acompanhamento psicológico auxilia o paciente a compreender melhor o processo de mudança, primeiramente relacionada aos hábitos alimentares, mas também manifestas no próprio corpo. O psicólogo estimula a adesão ao tratamento e às orientações da equipe, além de facilitar a compreensão e a adaptação exigidas pela cirurgia.

O nutricionista será responsável pela orientação dietética após a cirurgia. As fases da alimentação pós-operatória incluem dieta líquida, cremosa/pastosa e branda até atingir a consistência normal com o objetivo de proporcionar repouso gástrico e cicatrização. Confira os vídeos abaixo para saber mais sobre a evolução da dieta após a cirurgia. Além disso, o acompanhamento nutricional busca minimizar a perda de massa muscular durante a fase de emagrecimento através da avaliação periódica da composição corporal (% de gordura corporal e massa livre de gordura) e individualização da orientação nutricional.

Ainda, o paciente deverá realizar exames laboratoriais periódicos para avaliar deficiências nutricionais e realizar a suplementação de vitaminas e minerais de forma adequada.

A cirurgia bariátrica é para a vida toda; a manutenção do tratamento também assim deve ser.