5 problemas mais comuns do paciente com obesidade

5 problemas mais comuns do paciente com obesidade

Cardiovasculares: O excesso de gordura aumenta o risco de entupimento das artérias, dificultando o desempenho adequado do coração. A obesidade provoca mudanças importantes na estrutura e no tamanho do coração. Quanto maior é o sobrepeso, maior é o esforço do coração para conseguir bombear o sangue.

Refluxo: O esfíncter gastroesofágico é um grupo de músculos na base do esôfago que se abre quando o alimento é ingerido. O excesso de peso causa diminuição da pressão desse grupo de músculos, prejudica a força do esfíncter, que não consegue segurar o alimento no estômago. A falta de pressão adequada no esfíncter permite que o alimento reflua no esôfago, causando a famosa azia.

Diabetes: A obesidade é o principal fator de risco para o diabetes tipo 2. O excesso de gordura, especialmente a gordura abdominal, contribui para a resistência à ação da insulina, diminuindo a capacidade do corpo de usar a insulina para o controle adequado dos níveis de açúcar no sangue.

Respiratórios: O excesso de peso sobre o pulmão provoca grande dificuldade para a entrada e saída de ar. A asma é um dos problemas mais frequentes. A obesidade também gera apneia do sono, distúrbio decorrente de parada momentânea da respiração ou de processo respiratório muito superficial, causando sonolência diurna, cansaço excessivo e dificuldades de concentração.

Articulares: Principalmente os membros inferiores, como quadril, joelho e tornozelo, além da coluna sofrem com o excesso de peso, dificultando a realização de atividades de rotina, como vestir uma roupa, calçar os sapatos e subir escadas.

Já conhece o nosso blog?