A Páscoa é época de chocolate – como escolher o melhor?

A Páscoa está chegando e com ela umas das tradições milenares. O ovo de Páscoa representa a fertilidade e o renascimento.
O chocolate é produzido a partir de um fruto conhecido como cacau que é rico em compostos fenólicos, substâncias com potenciais benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios. Estudos demonstraram associação entre o consumo destes compostos e menor risco de doenças cardiovasculares.
O tipo de chocolate mais indicado é o amargo, pois contém maior teor de cacau em sua composição. A ingestão de cerca de 30 gramas diárias de chocolate amargo (pelo menos 60%de cacau na composição) pode trazer benefícios ao organismo dentro de um contexto alimentar saudável.
Conheça os principais tipos de chocolates:
Chocolate branco: é obtido a partir da manteiga de cacau em associação com outros ingredientes, como açúcar e leite. Além disso, muitas vezes a manteiga de cacau é substituída por gordura vegetal hidrogenada. Nesse sentido, o chocolate branco é rico em gorduras e açúcar e é extremamente pobre em polifenóis, devendo ser consumido com bastante moderação.
Chocolates diet: apesar de serem isentos em açúcar, normalmente a indústria adiciona maior quantidade de gordura na sua composição para manter as características do produto. Portanto, não devem ser consumidos à vontade.
Chocolate light: as versões light apresentam 25% de redução do valor calórico total em comparação com o produto original (não light) da mesma marca, porém, continuam contendo açúcar na composição.
Chocolate amargo: é a opção que mais contém antioxidantes, menor teor de açúcar e de gordura. Fique sempre atento ao rótulo e escolha o chocolate amargo com no mínimo 60% de cacau.
Nesta Páscoa, peça ao Coelho chocolates com alto teor de cacau e consuma com moderação!

A nutricionista Carina Blume explica porque os pacientes devem evitar o consumo de doces após a cirurgia bariátrica. Ela também dá alternativas mais saudáveis para quem sente a necessidade de ingerir alimentos com açúcar. Veja aqui. 

Conheça a nutricionista Carina Blume.