Adolescente pode fazer bariátrica?

Adolescente pode fazer bariátrica? Nós precisamos falar sobre a obesidade entre os jovens! Segundo a Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e Síndrome Metabólica, estima-se que mais de 50% dos adolescentes obesos se tornarão adultos obesos e estudos recentes mostram que os problemas de saúde associados à obesidade são frequentes já nessa faixa etária: 20% dos adolescentes com obesidade apresentam também hipertensão, 16% tem diabetes tipo 2 e 23% tem alterações nos níveis de colesterol.
Quando não há melhora com dieta e atividade física a cirurgia bariátrica pode ser uma opção. Os critérios de indicação são mais rígidos. São considerados candidatos os pacientes com índice de massa corporal (IMC) acima de 50 Kg/m2 independente da presença de comorbidades ou acima de 40 Kg/m2 se houver comorbidades. O Conselho Federal de Medicina autoriza a cirurgia para adolescentes entre 16 e 18 anos com avalição individual de cada caso.

SAIBA MAIS SOBRE O PRÉ-OPERATÓRIO

A avaliação pré-operatória realizada pela equipe multidisciplinar é essencial para otimizar os resultados da cirurgia. Nesta etapa, o paciente realiza uma série de exames, tais como endoscopia digestiva, exames laboratoriais e ultrassom abdominal que permitem detectar alterações que necessitam ser resolvidas antes do procedimento.

O objetivo da avaliação nutricional pré-operatória é estabelecer metas para mudanças comportamentais, promover uma alimentação saudável, corrigir e evitar deficiências de vitaminas e minerais. Além disso, alguns pacientes possuem indicação de perder um pouco de peso antes da cirurgia para melhorar a sua condição clínica e reduzir complicações cirúrgicas.

O objetivo da avaliação psicológica é conhecer o paciente, o histórico da sua obesidade, as tentativas prévias para perda de peso, suas dificuldades e assim prepará-lo para o processo que irá se submeter. São avaliados possíveis transtornos comportamentais, alimentares, compulsões, uso/abuso de álcool e outras substâncias, dependência química, sintomas depressivos e/ou ansiosos. Ainda, através da avaliação psicológica o paciente candidato à cirurgia entende o seu papel no processo.

Diferentemente de outros procedimentos cirúrgicos, o sucesso da cirurgia bariátrica está diretamente relacionado à dedicação e ao comprometimento do paciente, sendo este, portanto, parte ativa do tratamento.