Alimentos funcionais e os benefícios para a saúde

Alimentos funcionais – Alimentos com alegação de propriedades funcionais são aqueles que, além de apresentarem funções nutricionais básicas como o fornecimento de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, possuem compostos bioativos que agregam benefícios à saúde. Tais compostos associam-se com a prevenção de doenças.

Hoje, existe uma lista disponível pela Anvisa de compostos comprovadamente funcionais, dentre eles:

✅Fibras solúveis e insolúveis: estão presentes nas frutas e nos vegetais e associam-se com a prevenção do câncer de cólon;

✅Beta-glugana: é encontrada na aveia e pode auxiliar na redução do colesterol;

✅Ácidos graxos ômega-3: encontrados em peixes como sardinha, salmão, atum e arenque e auxiliam na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos;

✅Carotenoides: são um grupo de pigmentos encontrados na natureza responsáveis pelas cores dos alimentos como amarelo-alaranjado (mamão, laranja, cenoura), vermelho (amora, framboesa, cranberry, tomate) e verde (espinafre, couve, brócolis) com potencial ação antioxidante, ou seja, possuem a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo.

No entanto, é importante deixar claro que nenhum alimento age de forma isolada. O enfoque deve sempre envolver a qualidade e o equilíbrio da dieta como um todo, além de outros aspectos fundamentais como a prática regular de exercícios físicos, a qualidade do sono e cuidados com a saúde mental.

Vamos saber mais sobre Suplementação proteica pós-bariátrica? A nutricionista Carina Blume explica porque os pacientes precisam fazer suplementação de proteína após a cirurgia bariátrica. O acompanhamento nutricional é muito importante para esse orientação. Veja aqui.