Ciclo circadiano x Ganho de peso

O ciclo circadiano é o nome dado ao ritmo em que o organismo realiza suas funções, tendo ligação com a luz natural. A claridade estimula a liberação de cortisol, o hormônio que nos deixa despertos. Ao anoitecer, inicia-se a produção de melatonina, o hormônio que induz ao relaxamento e ao sono.

Não respeitar o relógio biológico, por estresse, trabalho ou outras questões, provoca o desalinhamento do ciclo circadiano, proporcionando um aumento do risco de câncer e distúrbios cardiometabólicos. Além disso, favorece o depósito de gordura, elevando as chances de obesidades. O sono inadequado é o principal fator de desequilíbrio do ciclo circadiano. Estimativas apontam que 65% dos brasileiros dormem mal e pouco. Dormir menos do que 7 horas, para adultos, já é considerado privação de sono. Estudos recentes apontaram que a baixa qualidade de sono piora a composição corporal, com menos massa magra e maior percentual de gordura.

A inadequação do sono leva a um desequilíbrio neuroendócrino. O hormônio que sinaliza
a fome, conhecido como grelina, eleva-se ao longo do dia. Por sua vez, com o hormônio que sinaliza
a saciedade, conhecido como leptina, acontece o oposto. Dessa forma, observa-se um maior
apetite, ao mesmo tempo em que há menor grau de saciedade. Dormir mal também promove maior atividade de áreas cerebrais relacionadas à recompensa alimentar, aumentando a busca por alimentos mais calóricos, podendo causar sobrepeso e obesidade.