Como as emoções são afetadas pela obesidade

Como as emoções são afetadas pela obesidade – Talvez você não tenha se dado conta, mas quantas vezes já deixou de ir a um evento porque não estava animado ou não se sentiu bem com uma roupa?

Todo mundo sabe que a obesidade afeta a saúde física, trazendo diversos problemas – pressão alta, colesterol, diabetes, asma, dores articulares, entre outros.

A questão é que ela vai muito além disso. O paciente sofre com consequências emocionais, que abalam a vida social. Por isso, nós dizemos que a obesidade é uma doença MULTIFATORIAL.

A boa notícia é que a cirurgia bariátrica ajuda o paciente a recuperar a saúde física e psicológica, melhorando as doenças associadas e devolvendo a autoestima e a qualidade de vida. O Centro de Obesidade IAD conta com uma equipe multidisciplinar para acompanhamento antes e depois da bariátrica.

SAIBA MAIS SOBRE O PRÉ-OPERATÓRIO:

A avaliação pré-operatória realizada pela equipe multidisciplinar é essencial para otimizar os resultados da cirurgia. Nesta etapa, o paciente realiza uma série de exames, tais como endoscopia digestiva, exames laboratoriais e ultrassom abdominal que permitem detectar alterações que necessitam ser resolvidas antes do procedimento.

O objetivo da avaliação nutricional pré-operatória é estabelecer metas para mudanças comportamentais, promover uma alimentação saudável, corrigir e evitar deficiências de vitaminas e minerais. Além disso, alguns pacientes possuem indicação de perder um pouco de peso antes da cirurgia para melhorar a sua condição clínica e reduzir complicações cirúrgicas.

O objetivo da avaliação psicológica é conhecer o paciente, o histórico da sua obesidade, as tentativas prévias para perda de peso, suas dificuldades e assim prepará-lo para o processo que irá se submeter. São avaliados possíveis transtornos comportamentais, alimentares, compulsões, uso/abuso de álcool e outras substâncias, dependência química, sintomas depressivos e/ou ansiosos. Ainda, através da avaliação psicológica o paciente candidato à cirurgia entende o seu papel no processo.

Diferentemente de outros procedimentos cirúrgicos, o sucesso da cirurgia bariátrica está diretamente relacionado à dedicação e ao comprometimento do paciente, sendo este, portanto, parte ativa do tratamento.

Veja como é a avaliação psicológica antes da bariátrica – aqui.