Como é a primeira consulta com o cirurgião bariátrico

Cinco coisas que não podem faltar em uma primeira consulta com o cirurgião bariátrico

1. Individualização do problema

Na entrevista com o paciente durante a primeira consulta, é fundamental a avaliação da sua saúde de forma integral. A obesidade, como qualquer doença, apresenta-se com graus variados de intensidade; ademais, comumente vem associada a uma ou múltiplas doenças – diabetes, doença do refluxo, apnéia do sono, doença gordurosa do fígado, artrose de coluna lombar ou de joelhos, doença renal crônica, dentre diversas outras. Um levantamento completo da situação atual e histórico de saúde são fundamentais, e, para isto, podem ser necessários alguns exames complementares.

2. Compreensão do estilo de vida

Compreender as condições de vida pessoal, familiar e profissional do paciente é fundamental para definição de uma proposta de tratamento que, mais do que potencialmente eficaz no papel, seja efetiva na realidade e para aquele paciente em questão.

3. Individualização do tratamento

As diferentes técnicas cirúrgicas podem ser mais ou menos adequadas para cada paciente.A escolha passa pela compreensão do que será melhor, sob todos os aspectos, para o paciente em questão. O paciente pode e deve participar desta escolha.
Ademais, para alguns pacientes a cirurgia pode não ser a melhor opção naquele momento; para estes pacientes, é importantíssimo oferecer alternativas não cirúrgicas que, embora em sua maioria não sejam tão eficazes quanto a cirurgia, ajudam bastante a atingir os objetivos desejados.

4. Ajuste de expectativas

Há algum medo de fazer cirurgia bariátrica que seja infundado e que deva ser esclarecido? Ou, ao contrário, há uma expectativa exagerada, fantasiosa, a respeito dos resultados da cirurgia?
As expectativas devem ser realistas, e o cirurgião precisa ser claro e honesto a respeito do tratamento que está sendo proposto.

5. “Manter o embalo”

É preciso estar motivado para agendar uma consulta com o cirurgião. Seja qual for o tratamento proposto, é necessário manter e alimentar esse impulso para perder peso e melhorar a saúde que trouxe o paciente a nós.
E como se faz isso? Clareando os caminhos, dando amplo suporte e oferecendo alternativas.

Parece muito? Isso é só a primeira consulta.
A equipe do Centro de Obesidade iaD aguarda você para trilhar o caminho da saúde e da qualidade de vida junto com você!