Como saber se sou candidato à bariátrica?

Como saber se sou candidato à bariátrica?
– Apresentar índice de massa corporal (IMC) maior do que 40
– ou apresentar IMC maior que 35 com alguma comorbidade associada: diabetes, doenças vasculares, hipertensão, gordura no figado, apnéia do sono, doença do refluxo, dores articulares, hérnias de disco, entre outras.
Faça o cálculo do seu IMC no nosso site para descobrir.
Saiba mais:
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. É considerada uma doença, porque aumenta o risco de desenvolver diabetes, pressão alta, gordura no fígado, infarto do coração, e diversas outras doenças, que chamamos de comorbidades. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro mais utilizado é o índice de massa corporal (IMC). É o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal quando o IMC está entre 18,5 e 24,9. Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30. Veja o gráfico completo abaixo e calcule o seu IMC

Como saber se a cirurgia bariátrica é indicada? Ela é nos pacientes com IMC maior do que 40, ou maior do que 35 já com alguma comorbidade associada, tais como: diabetes, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, pressão alta, fibrilação atrial, osteoartroses ou dores articulares, hérnias de disco, refluxo gastroesofágico, esteatose hepática, incontinência urinária de esforço na mulher, infertilidade masculina e feminina, disfunção erétil (impotência), síndrome dos ovários policísticos, varizes, estigmatização social e depressão.

Diabetes

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 246 milhões de pessoas (cerca de 6% da população adulta mundial) sofrem de diabetes. No Brasil, estima-se que 11 milhões de pessoas tenham a doença.

A epidemia de diabetes tipo 2 está associada diretamente à obesidade. Estresse, hábitos alimentares não saudáveis e vida sedentária são as principais causas da incidência da doença. Pessoas com excesso de peso têm risco de desenvolver diabetes três vezes superior ao de pessoas com peso normal.

Problemas Articulares

O excesso de peso causado pelo acúmulo de gordura no corpo sobrecarrega todo o organismo, mas a coluna vertebral é afetada de modo particular. Na pessoa obesa, o peso do corpo pressiona as vértebras e desgasta as articulações, podendo ocasionar hérnia de disco.

É comum o paciente sofrer com dores na coluna e nas articulações dos membros inferiores, como joelhos e tornozelos. Com a redução do peso corporal, é possível aliviar a carga sobre a estrutura óssea, suavizar as dores e minimizar a incidência de problemas articulares mais sérios.

Hipertensão Arterial

O excesso de peso corporal está diretamente relacionado com a hipertensão arterial. Hábitos de vida não saudáveis, como sedentarismo e consumo exagerado de alimentos industrializados ricos em sal, ajudam a aumentar os níveis de pressão arterial.

Estudos demonstram que, com a redução do índice de massa corpórea, a cirurgia bariátrica tem impacto significativo na diminuição da circunferência abdominal, da pressão arterial, da frequência cardíaca e dos níveis de colesterol ruim (LDL), além de promover o aumento do bom colesterol (HDL).

Outras doenças

A condição de obesidade grave está associada também a outros problemas de saúde, como dificuldades respiratórias e apneia do sono, risco aumentado de embolia pulmonar por alterações da coagulação sanguínea e até alguns tipos de câncer (de útero, mama e intestino grosso, entre outros).

Deficiências de vitaminas e minerais também podem estar presentes na obesidade. Muitas pessoas não fazem refeições saudáveis, substituindo-as por comidas gordurosas e frituras, que não fornecem ao organismo os nutrientes necessários.

O cirurgião Vinicius Campos explica quais as técnicas de cirurgia bariátrica regulamentadas no Brasil e quais as mais utilizadas. Assista.