Mitos e verdades sobre alimentação pós-bariátrica

Mitos e verdades – Após a cirurgia o paciente poderá comer de tudo sem riscos de engordar?

Mito. É necessário mudanças comportamentais permanentes – escolhas alimentares saudáveis e prática regular de atividade física – para a manutenção da perda de peso em longo prazo.

Preciso fazer dieta após a cirurgia?

Verdade. Após a cirurgia bariátrica, o paciente precisará respeitar as fases da dieta que estará em progressão. Inicialmente, deverá seguir uma dieta líquida cujo principal objetivo é o repouso gástrico e adaptação aos pequenos volumes. A segunda fase é pastosa com a inclusão de alimentos na consistência de cremes e purês. A seguir, evolui-se para a dieta branda e, finalmente, dieta de consistência normal.

Nunca mais vou poder comer a minha comida favorita?

Mito. É comum ouvirmos que após a cirurgia todos os pratos e alimentos deliciosos terão que ficar de fora de seu cardápio. Porém, estes alimentos poderão fazer parte dentro de um contexto alimentar saudável. É verdade que alguns alimentos podem causar algum incômodo ou mal-estar, principalmente alimentos com muita gordura ou açúcar.

Vou precisar mudar hábitos alimentares mesmo quando chegar na fase de consistência normal?

Verdade. Lembre-se de que se você continuar com os mesmos hábitos alimentares que tinha antes da cirurgia, muito provavelmente o seu resultado será o mesmo. O segredo é sempre o equilíbrio.

Apenas quem fez bypass tem dumping?
Mito. A síndrome de dumping é ocasionada pela passagem rápida do alimento do estômago para o intestino, especialmente alimentos hiperosmolares (com grandes concentrações de gordura e/ou açúcares). Existem pessoas que fizeram sleeve e que apresentam estes sintomas, assim como existem pessoas que fizeram bypass e não apresentam. A resposta é individual.

Conheça a nutricionista Dra. Carina Blume.