O maior medo do pacientes pós-bariátrica

O maior medo do pacientes pós-bariátrica – Até dois anos depois da cirurgia, o paciente costuma perder mais de 80% do excesso do peso. Passado esse período, é normal que se recupere alguns quilos. O problema é isso sair do controle. O chamado Reganho de Peso é o maior medo de quem faz bariátrica. Por isso, a maior recomendação é que se mantenha o acompanhamento com a equipe multidisciplinar. Nas consultas, o cirurgião, a nutricionista e a psicóloga conseguem avaliar o que está acontecendo e fazer os ajustes necessários. Pode ser preciso rever a cirurgia ou apenas reforçar as mudanças de hábitos.

SAIBA MAIS:

A Cirurgia Bariátrica é o método com o maior impacto no tratamento da obesidade grave, atualmente. Não existe nenhum outro método que leve a uma perda de peso significativa e duradoura com o a Cirurgia Bariátrica. No entanto, uma parcela dos pacientes pode voltar a ganhar peso anos depois de ter perdido peso significativamente. Por isso que o acompanhamento com a equipe multidisciplinar é fundamental também nessa fase.

Este reganho de peso pode variar dependendo do tipo de cirurgia feita e pode ser causado pelos hábitos do paciente (má adesão às orientações dietéticas) ou por problemas da própria cirurgia. Tanto defeitos na cirurgia original, com alterações que podem surgir com o passar do tempo, como a dilatação do estômago por exemplo, podem levar ao reganho de peso. Caso você tenha feito cirurgia bariátrica no passado e acredite estar reganhando o peso perdido, procure uma equipe de atendimento ao paciente bariátrico.