Obesidade x Hipertensão

A obesidade é um importante fator de risco para a hipertensão arterial. O excesso de gordura corporal pode levar a alterações no sistema circulatório e metabólico que aumentam a pressão. Predisposição genética, sedentarismo, dieta rica em alimentos ultraprocessados, tabagismo, consumo de álcool em excesso e estresse também são fatores de risco para a hipertensão. A cirurgia bariátrica é atualmente um tratamento muito seguro, proporcionando não apenas perda de peso significativa e sustentada, mas também a resolução completa ou parcial de diversas doenças associadas, dentre elas a hipertensão arterial.

✅Evite alimentos ultraprocessados, principalmente macarrão instantâneo, sopas instantâneas e embutidos (presunto, salame, mortadela, patês). Apenas um pacote (85g) de macarrão instantâneo contém 70% da recomendação diária de sódio!

✅Substitua os temperos e os molhos industrializados ricos em sódio por temperos naturais, como alho, cebola, noz moscada, manjericão, alecrim, orégano, louro.

✅Não leve o saleiro à mesa. Utilize, limão, azeite de oliva e folhas frescas de hortelã para temperar as saladas cruas.

✅Consuma frutas e vegetais diariamente. Alimentos ricos em potássio e magnésio auxiliam no controle da pressão arterial, como abacate, banana, manga, kiwi, espinafre, moranga, beterraba.

✅Movimente-se! Escolha uma atividade que você goste e seja consistente. Lembre-se de praticar exercícios com orientação profissional.

✅Gerenciamento do estresse: o estresse de forma crônica pode contribuir para elevar a pressão arterial. Priorize momentos de relaxamento, como meditação e práticas de respiração.

✅Não esqueça de beber bastante água ao longo de todo o dia.