Pensando em fazer bariátrica? Conheça o Bypass Gástrico

Pensando em fazer bariátrica? A segurança e eficácia do Bypass Gástrico tornaram o procedimento um dos mais consagrados desde os anos 60. A perda do excesso de peso no primeiro ano fica em torno de 80%!
A técnica consiste no grampeamento de parte do estômago, criando um pequeno estômago que reduz o espaço para o alimento. Além disso, é feito um desvio do intestino, que promove uma diminuição na absorção de nutrientes e aumenta a liberação de hormônios intestinais que dão saciedade e controlam a glicose e o colesterol. O emagrecimento não é único benefício! A alteração do perfil hormonal melhora muito o diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial, liberando o pacientes das medicações.
SAIBA MAIS SOBRE O PÓS-OPERATÓRIO

O acompanhamento pós-operatório periódico com a equipe multidisciplinar é essencial para a manutenção dos resultados alcançados e o sucesso da cirurgia. O período pós-operatório é o começo de uma nova fase, quando podem surgir inseguranças, dificuldades de adaptação à nova rotina e ansiedade por resultados.

O acompanhamento psicológico auxilia o paciente a compreender melhor o processo de mudança, primeiramente relacionada aos hábitos alimentares, mas também manifestas no próprio corpo. O psicólogo estimula a adesão ao tratamento e às orientações da equipe, além de facilitar a compreensão e a adaptação exigidas pela cirurgia.

O nutricionista será responsável pela orientação dietética após a cirurgia. As fases da alimentação pós-operatória incluem dieta líquida, cremosa/pastosa e branda até atingir a consistência normal com o objetivo de proporcionar repouso gástrico e cicatrização. Confira os vídeos abaixo para saber mais sobre a evolução da dieta após a cirurgia. Além disso, o acompanhamento nutricional busca minimizar a perda de massa muscular durante a fase de emagrecimento através da avaliação periódica da composição corporal (% de gordura corporal e massa livre de gordura) e individualização da orientação nutricional.

Ainda, o paciente deverá realizar exames laboratoriais periódicos para avaliar deficiências nutricionais e realizar a suplementação de vitaminas e minerais de forma adequada.

A cirurgia bariátrica é para a vida toda; a manutenção do tratamento também assim deve ser.