Por que obesidade é uma doença?

Por que obesidade é uma doença?  O objetivo aqui não é discutir a aceitação corporal ou estética. Quando se trata de obesidade mórbida estamos falando de um grande comprometimento da saúde e até risco de vida. Os pacientes sofrem com diversos problemas e doenças associadas:
✔baixa autoestima
✔isolamento social
✔depressão
✔hipertensão
✔diabetes tipo 2
✔problemas respiratórios e de sono
✔refluxo
✔câncer
✔problemas cardíacos e renais
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. É considerada uma doença, porque aumenta o risco de desenvolver diabetes, pressão alta, gordura no fígado, infarto do coração, e diversas outras doenças, que chamamos de comorbidades. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro mais utilizado é o índice de massa corporal (IMC). É o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal quando o IMC está entre 18,5 e 24,9. Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30. A cirurgia bariátrica está indicada nos pacientes com IMC maior do que 40, ou maior do que 35 já com alguma comorbidade associada, tais como: diabetes, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, pressão alta, fibrilação atrial, osteoartroses ou dores articulares, hérnias de disco, refluxo gastroesofágico, esteatose hepática, incontinência urinária de esforço na mulher, infertilidade masculina e feminina, disfunção erétil (impotência), síndrome dos ovários policísticos, varizes, estigmatização social e depressão.
Se a sua qualidade de vida já está comprometida por conta do peso, procure ajuda! Já conhece a nossa equipe multidisciplinar?
SAIBA MAIS

O que é a Síndrome Metabólica? Muitos pacientes sofrem deste quadro, mas nem sabem! Síndrome metabólica é um conjunto doenças associadas à obesidade com um grande risco de infarto ou o acidente vascular cerebral. Uma pessoa tem síndrome metabólica quando ela apresenta pelo menos três destes problemas:

▶Obesidade com maior acúmulo de gordura na região da barriga e uma circunferência abdominal superior a 88 centímetros, nas mulheres, ou a 102 centímetros, nos homens.

▶Hipertensão arterial

▶Diabetes ou pré-diabetes

▶Triglicérides acima de 150 miligramas por decilitro de sangue

▶Alterações nas taxas de colesterol

Seus exames estão em dia? Não deixe de fazer uma avalição.