Por que preciso suplementar proteína?

Um dos maiores desafios, principalmente no primeiro ano após a cirurgia, é atingir a quantidade adequada de proteína que o paciente necessita consumir. Por conta da redução do estômago, o paciente come menos. Além disso, há uma redução na absorção dos nutrientes consumidos. Estudos estimam que cerca de 57% da proteína ingerida consegue ser de fato absorvida após o bypass gástrico. Alguns pacientes ainda apresentam intolerância a alimentos proteicos (carnes, ovos, leite e derivados) em função de menor produção de ácido clorídrico e menor contato com sucos digestivos. Neste sentido, a suplementação de proteína é fundamental. A recomendação mínima diária é de 60g de proteínas. Os principais objetivos da suplementação são:

1) Auxiliar na cicatrização

2) Minimizar a perda excessiva de massa magra (músculo)

3) Evitar os sintomas de fadiga

4) Evitar a queda de cabelos e o enfraquecimento das unhas

5) Auxiliar no sistema imunológico

O whey protein é um grande aliado para que o paciente possa atingir as suas necessidades diárias de proteína. Ele é um composto de proteínas de alto valor biológico que fornece todos os aminoácidos que o organismo não é capaz de produzir. Há 3 tipos de whey protein, sendo o isolado o mais indicado para quem possui intolerância à lactose e por conter maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada.

Para melhorar a aceitação, o paciente pode variar o sabor do produto (ex: neutro, morango, chocolate, frutas). Pode ser incluído em vitaminas ou smoothies, sobre as frutas, em bolos, mousses e alimento salgados (versão sem sabor).