Qual a diferença entre Síndrome de Dumping e Hipoglicemia Reativa

A síndrome de dumping e a hipoglicemia reativa (ou dumping tardio) são alterações frequentes nos pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica. Vamos entender a diferença entre elas:

Síndrome de Dumping: é provocada pela passagem rápida de alimentos hiperosmolares do estômago para o intestino, ou seja, pelo rápido esvaziamento gástrico. Os sintomas podem ocorrer imediatamente ou em até 1h após o consumo de refeições ricas em gordura ou açúcar simples (frituras, carnes com gordura, milkshake, chocolates e doces em geral). O paciente pode apresentar: taquicardia, rubor facial, hipotensão, sudorese e, raramente, síncope e sintomas gastrointestinais, como cólicas abdominais, gases, náuseas e diarreia. O diagnóstico é baseado no quadro clínico, não sendo necessários exames complementares. A nutricionista poderá indicar mudanças na dieta para tratar o problema.

Hipoglicemia reativa: possui sintomas bem similares, mas costumam ocorrer mais tardiamente entre 1h e 3h após o consumo de açúcares ou carboidratos simples (pão branco, mel, geleia, biscoitos). Ela é mais comum em pacientes que passaram por bypass gástrico e costuma ocorrer depois de um ano de cirurgia. Eles costumam ter: sudorese, tremores, taquicardia, ansiedade, náuseas, fome, tonturas, confusão mental, convulsões e, em casos mais graves, coma. As alterações metabólicas e de absorção estão entre as causas do problema, que pode ser leve, moderado ou grave. O acompanhamento nutricional pode garantir melhor manutenção do quadro, com mudanças na dieta e hábitos alimentares. Em casos mais graves pode ser necessário o uso de medicações prescritas por endocrinologista para regular o açúcar no sangue.