Qual o chocolate mais saudável?

Muita gente pode estar preocupada com a chegada de Páscoa por causa do excesso de chocolate. Afinal, são muitas delícias e tentações. A boa notícia é que fazendo escolhas certas e sem excessos é possível aproveitar a data com menos ansiedade. Vejas as dicas da nossa nutri:
– O chocolate é produzido a partir de um fruto conhecido como cacau que é rico em compostos fenólicos, substâncias com potenciais benefícios antioxidantes.

– O chocolate mais saudável é o amargo, pois contém maior teor de cacau em sua composição. A ingestão de cerca de 30 gramas diárias de chocolate amargo (contendo pelo menos 60%de cacau em sua composição) pode trazer benefícios ao organismo dentro de um contexto alimentar saudável.

– Chocolates diet: apesar de serem isentos em açúcar, normalmente a indústria adiciona maior quantidade de gordura na sua composição para manter as características do produto. Portanto, apresentam valor calórico alto e não devem ser consumidos à vontade.

– Chocolate light: as versões light apresentam 25% de redução do valor calórico total em comparação com o produto original (não light) da mesma marca, porém, continuam contendo açúcar na composição. Atenção especial aos pacientes operados que podem apresentar síndrome de dumping após consumir açúcar!

– Chocolate branco: é obtido a partir da manteiga de cacau em associação com outros ingredientes, como açúcar e leite. Além disso, muitas vezes a manteiga de cacau é substituída por gordura vegetal hidrogenada. Nesse sentido, o chocolate branco é rico em gorduras e açúcar e é extremamente pobre em polifenóis, devendo ser consumido com bastante moderação.