Queda de cabelo pós-bariátrica?

Queda de cabelo – O chamado eflúvio telógeno agudo costuma ocorrer cerca de três meses depois da cirurgia por conta do estresse metabólico. Pacientes que passam por outros tipos de procedimentos cirúrgicos podem ser afetados também. A troca de fios é desencadeada ainda pela dieta restritiva do pós-operatório e o emagrecimento acelerado.
A orientação nutricional para garantir a absorção de nutrientes e minimizar a queda de cabelo é fundamental, podendo ser necessária a suplementação. Manter uma alimentação saudável, priorizando as proteínas, frutas, vegetais, grãos e oleaginosas ajuda na prevenção do problema. Não deixe de conversar com a nutricionista da equipe multidisciplinar para saber mais sobre isso.
SAIBA MAIS

Consumo de álcool – A cirurgia bariátrica promove alterações na absorção. Estudos de farmacocinética demonstram que pacientes submetidos à cirurgia apresentam um maior pico de concentração de álcool no sangue o qual é alcançado mais rapidamente em comparação a indivíduos que não realizaram cirurgia. Portanto, podem apresentar sinais de embriaguez muito mais rapidamente com pequenas doses de álcool. Os principais fatores associados são:
✅Redução da enzima álcool desidrogenase que degrada o álcool no estômago;
✅Como a capacidade do estômago é reduzido, o álcool é absorvido no intestino muito mais rapidamente.

Além do risco de danos hepáticos (no fígado), o consumo frequente de bebidas alcoólicas após a cirurgia pode levar ao reganho de peso pelo seu alto conteúdo calórico. Atualmente, não existem limites seguros para o consumo de álcool e combinações nesse sentido devem estar sempre alinhadas com a equipe multidisciplinar.