Sarcopenia – perda de massa magra pós-bariátrica

A Sarcopenia é definida pela redução de massa magra e está associada à diminuição da força muscular, declínio do desempenho físico, fraqueza e fadiga. É uma condição comum do envelhecimento, porém também é registrada em pacientes com excesso de peso, recebendo o nome de obesidade sarcopênica. Essa condição vem sendo cada vez mais descrita em estudos e associa-se a pior qualidade de vida ao longo dos anos e ao aumento de mortalidade. Entretanto, a obesidade sarcopênica em geral, é silenciosa, progressiva e muito pouco diagnosticada.

A Sarcopenia é uma situação vista ainda em pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica. Portanto, a avaliação da composição corporal é extremamente importante para detectar precocemente a redução de massa magra.

Dentre as causas da obesidade sarcopênica estão: hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, redução da taxa metabólica em repouso, inflamação crônica e mudanças hormonais que interferem na composição corporal. Problemas que ainda podem acarretar são a perda de massa óssea, com aumento no risco de osteoporose e fraturas.

A prevenção e o tratamento desta condição baseiam-se em atividade física, especialmente no exercício resistido (musculação) que deve ser estimulado a todos os pacientes que realizam a cirurgia bariátrica. Ele deve ser sempre realizado mediante prescrição e orientação de profissional especializado. Além disso, o acompanhamento nutricional é fundamental buscando uma dieta equilibrada em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras de boa qualidade) e micronutrientes.