Síndrome de Dumping – cuidados para evitá-la!

A síndrome de dumping pode ocorrer depois da cirurgia bariátrica devido ao rápido esvaziamento do conteúdo do estômago para o intestino após o consumo de alimentos hiperosmolares (com alto teor de açúcar, gordura ou carboidrato simples como mel, bolo, chocolate e refrigerante). Este quadro provoca desvio de líquidos do compartimento intravascular para o lúmen intestinal e pode causar sintomas de taquicardia, sudorese, náusea, diarreia, hipotensão e hipoglicemia que podem surgir rapidamente (dentro de 10 a 30 minutos após a refeição) ou cerca de 1 a 3 horas após a refeição.

Apesar de prevalente, apenas 5% a 10% dos pacientes apresentam sintomas clínicos significativos. Segundo a nutricionista Carina Blume, membro da equipe multidisciplinar do Centro de Obesidade IAD, o tratamento da síndrome de dumping consiste em mudanças de hábitos alimentares, distribuição de pequenas refeições ao longo do dia com a inclusão de fontes de proteínas e fibras.

Veja a explicação do cirurgião Vinicius Campos e saiba quem tem indicação de se submeter a cirurgia de redução de estômago. Assista.

Quer saber mais sobre os tipos de cirurgias? Veja aqui.