Vou precisar de vitaminas para sempre?

Vitaminas – Uma das alterações da cirurgia bariátrica é a diminuição da absorção de nutrientes. Por isso, é verdade que você vai precisar tomar vitaminas e minerais para garantir o que o organismo precisa. Porém, a quantidade, a frequência e a via de administração mudam de acordo com a técnica realizada. Além disso, são feitos exames de periódicos para monitorar os níveis de vitaminas e minerais no sangue. Lembrando que é muito importante manter o acompanhamento com a sua equipe multidisciplinar especializada em cirurgia bariátrica.

A proteína é o principal nutriente para quem realiza cirurgia bariátrica. Ela é responsável pela formação de tecidos corporais e manutenção da massa magra dentre diversos outros processos. A deficiência de proteína pode causar queda de cabelo, anemia, perda de massa muscular e fadiga. Muitas vezes precisamos de suplementos alimentares para atingirmos a quantidade diária ideal depois da cirurgia que é de no mínimo 60 gramas e precisa ser individualizada.  Confira a quantidade necessária de alguns alimentos para atingirmos 30g de proteínas. 

Quer saber mais sobre o pós-operatório da cirurgia bariátrica? O acompanhamento pós-operatório periódico com a equipe multidisciplinar é essencial para a manutenção dos resultados alcançados e o sucesso da cirurgia. O período pós-operatório é o começo de uma nova fase, quando podem surgir inseguranças, dificuldades de adaptação à nova rotina e ansiedade por resultados. O nutricionista será responsável pela orientação dietética após a cirurgia. As fases da alimentação pós-operatória incluem dieta líquida, cremosa/pastosa e branda até atingir a consistência normal com o objetivo de proporcionar repouso gástrico e cicatrização. Confira os vídeos abaixo para saber mais sobre a evolução da dieta após a cirurgia. Além disso, o acompanhamento nutricional busca minimizar a perda de massa muscular durante a fase de emagrecimento através da avaliação periódica da composição corporal (% de gordura corporal e massa livre de gordura) e individualização da orientação nutricional.Leia mais. 

A nutricionista Carina Blume fala mais neste vídeo das fases da alimentação desde o hospital até a liberação da dieta normal. Ela explica também porque a suplementação proteica é fundamental para os pacientes pós-bariátrica.